Por:

Designers maravilhosas

Mulheres talentosas exibem criatividade e habilidade no mundo do design gráfico (traduzido do inglês, original disponível aqui)

Sabe quem projetou o logo da Nike em 1971? Carolyn Davidson. E quem projetou a maior parte da interface original da Apple? Susan Kare. Com talento, dedicação e criatividade de sobra, mulheres estão – e sempre estiveram – quebrando tudo no design gráfico.

Aqui temos 33 profissionais deixando sua marca no mundo do design gráfico. Os nomes vem de artigos, entrevistas e um grande acervo visual do site Women of Graphic Design, dedicado a promover o trabalho feminino no campo do design. 

1. Paula Scher

Paula Scher é designer gráfica, ilustradora, educadora e a diretora na agência Pentagram. Ela começou a experimentar com tipografias no começo dos anos 1980. Seu trabalho faz eco a momentos históricos do design como o construtivismo russo, além de fontes obscuras e pouco usadas.

Paula Scher

2. Leta Sobierajski

A diretora de arte e designer multitarefa Leta Sobierajski tem um portfólio incrível – entre seus clientes estão Target, UNIQLO, Tate Modern, Bloomberg Businessweek e Google. Seu estilo colorido e lúdico, passando longe do chato. 

Leta Sobierajski

3. Jing Zhang

O portfólio de Jing Zhang é igualmente colorido. Ela brinca com design e ilustração de modo que ideias complicadas tornam-se imagens. Elas parecem ao mesmo tempo elaboradas e simples. Seus infográficos são mundos em miniatura. 

Jing Zhang

 4. Vanessa Eckstein e Marta Cutler

Vanessa fundou a agência Blok em 1999 e mais adiante convidou Marta – que já havia trabalhado nas agências MacLaren McCann e DDB – para integrar a equipe. Assumindo uma variedade de projetos significativos, o estilo elegante e clean da dupla baseia-se na análise de marca e pensamento conceitual.

Vanessa Eckstein e Marta Cutler

5. Indre Klimaite

A lituana Indre Klimaite atualmente vive e trabalha na Holanda. Com um estilo gráfico e ousado, ela afirma: “deve haver apenas uma ideia visual, mas ela deve ser forte o suficiente para não ser rotulada de chata ou previsível”.

Indre Klimaite

6. Jessica Walsh

Jessica arrasa no Behance, com mais de 130 mil seguidores, e não é para menos, como uma das sócias da Sagmeister & Walsh. O trabalho dela ganhou inúmeros prêmios, sendo mencionada na revista Forbes e pelo Art Director’s Club.

Jessica Walsh

7. Debbie Millman

Debbie Millman é a apresentadora da podcast Design Matters e presidente de design na Sterling Brands. Lá, Debbie redesenhou mais de 200 marcas, incluindo Pepsi e Nestle. A publicação Graphic Design USA a nomeou “uma das designers mais influentes hoje em dia”. 

Debbie Millman

8. Jessica Hische

Jessica Hische já foi mencionada nos programas de Debbie Millman como uma grande designer mulher. Ela trabalha com letras, ilustrações e tipografias. Entre seus clientes estão o cineasta Wes Anderson e a editora Penguin. 

Jessica Hische

9. Chiara Aliotta

Chiara Aliotta lidera o estúdio de design Until Sunday e trabalha como gerente de marca da plataforma online Joomla!. Seu portfólio reflete um amor pela beleza da tipografia e sua crença em bom design. 

Chiara Aliotta

10. Sarah Boris

Sarah Boris merece respeito por seu trabalho com grandes instituições culturais do Reino Unido, incluindo Barbican Centre, Tate, Architecture Foundation e Gasworks. Seu portfólio inclui identidade visual, material gráfico para exposições, design editorial e de livros.  

Sarah Boris

11. Jiani Lu

Jiani Lu é uma premiada designer canadense de muitas facetas. Sua atuação inclui também fotografia para branding, design impresso e informacional. Com trabalhos sutis, elegantes e contemporâneos, Jiani usa o espaço em branco a seu favor. 

Jiani Lu

12. Kelli Anderson

Acumulando seguidores na plataforma Dribbble, Kelli adora experimentar com novas formas de criar. Ela desenha, fotografa, recorta, imprime e codifica. Seu trabalho combina o uso de maquinarias próprias para criar tipografias únicas.

Kelli Anderson

13. Lotta Nieminen

A finlandesa Lotta trabalhou para a Pentagram e RoAndCo antes de montar seu próprio estúdio em Nova York. Premiada e indicada várias vezes, sua lista de clientes inclui Google, Hermes, United Airlines e Volkswagen, além de publicações renomadas.

Lotta Nieminen

14. Raewyn Brandon

42 mil seguidores no Behance não podem estar errados: Raewyn Brandon domina tanto a arte de gráficos e layouts que ela é a mente criativa por trás da publicação Super-Modified: The Behance Book of Creative Work, em colab com Matias Corea. 

Raewyn Brandon

15. Nina Geometrieva

Nina Geometria também vem acertando bastante no mundo do design gráfico. A designer e ilustradora combina cores vibrantes e formas geométricas em um estilo que é visualmente atraente e fácil de compreender. 

Nina Geometrieva
Posts relacionados